Baleària encomenda fast ferry ro-pax a GNL

Baleària anuncia o primeiro  fast ferry ro-pax a GNL do mundo

A Baleària anunciou a construção do que diz ir ser o primeiro fast ferry para passageiros e mercadorias com motores bi-fuel a GNL do mundo. 

O Incat Crowther 125 é uma nova classe de ferry, sendo o primeiro a utilizar motores alternativos bi-fuel. E também será, quando for entregue, no Verão de 2020, um dos maiores catamarãs rápidos ao serviço.

Resultado de um investimento de 90 milhões de euros, o navio será construído em Gijón, pelo estaleiro naval Astilleros Armon. A produção arranca em Dezembro.

Com 125 metros de comprimento e 28 de boca, o novo catamarã terá capacidade para 1 200 passageiros e 500 automóveis.

O Ro-Pax bo-fuel será alimentado por um quarteto de motores principais Wartsila 16V31DF de 8 800 kW, que lhe permitirá atingir uma velocidade de serviço de 35 nós e uma velocidade máxima superior a 40 nós.

Mais gás na frota

A Baleària também está introduzindo vários motores a GNL na frota. E  está a finalizar a construção dos dois primeiros navios inteligentes com motores de GNL que navegarão no Mediterrâneo.

A companhia indica que o Hypatia of Alexandria deverá começar a operar no início do próximo ano e o Marie Curie alguns meses depois.

Além disso, um total de cinco navios da frota será reconvertido para operar a GNL. Este projecto, que será realizado ao longo dos próximos dois anos, recebeu, recentemente, um apoio de cerca de 12 milhões de euros da União Europeia.

 

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »