Conferência de SSS de Barcelona será a mais internacional de sempre

A Shortsea European Conference 2016, em Barcelona, nos próximos dias 29 e 30 do corrente, será a mais internacional de sempre, com mais de metade dos participantes a chegar de fora de Espanha.

A organização do evento está a cargo da European Shortsea Network e do SPC Espanha. No ano passado, o evento teve lugar em Copenhaga e em 2014 em Lisboa.

A escolha de Barcelona para a realização da conferência prende-se com a aposta que Espanha está a fazer no shortsea shipping, como demonstram as mais de 30 linhas regulares que ligam o país a portos da Europa e do Norte de África.

O presidente do SPC Espanha, Manuel Carlier, destaca que estes fóruns são importantes para, “se bem que não da noite para o dia”, os operadores aproximarem posições que podem converter-se em novas iniciativas que beneficiem o interesse comum, como mudanças de regulações, normativas ou novos projectos.

Entre os temas em análise na Shortsea European Conference 2016 que poderão resultar nesse aproximar de posições estarão o projecto do Ecobonus europeu (que a espanhola Puertos del Estado está a liderar e em que Portugal também participa), o papel do shortsea na cadeia logística e as novas regulamentações sobre emissões do transporte marítimo.

Entre os muitos oradores de primeiro plano que estarão em Barcelona, avultam os nomes de António Belmar da Costa, presidente da Aecasba, Santiago Garcia-Milà, presidente da ESPO, Emmanuelle Grimaldi, CEO da Grimaldi, Roberto Martinoll, presidente da Grandi Navi Veloci, Juan Riva, CEO da Suardiaz, ou Partrick Verhoeven, secretário-geral da ECSA.

O programa do evento pode ser consultado aqui.

 

 

 

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »