Curso MOST Ibérico reeditado com sucesso

MOST Ibérico teve a participação de 13 portugueses

Alunos portugueses e espanhóis voltaram a juntar-se a bordo de um ro-pax da Grimaldi Lines, entre Barcelona e Civitavecchia, e reeditaram o sucesso do primeiro curso MOST – Motorways Of the Seas Ibérico.

Nesta segunda edição participaram 53 formandos, sendo 13 portugueses, entre eles dois alunos do terceiro ano dos curso de Gestão da ENIDH, ao abrigo de uma parceria entre a Escola Náutica e a Intermodal Portugal.

A Agência portuguesa esteve, uma vez mais, envolvida na preparação do curso, em parceria com a Escola Intermodal de Barcelona, e o seu director executivo, Eduardo Bandeira, integrou o corpo de seis formadores.

O curso decorreu essencialmente a bordo do ro-pax Cruise Roma, da Grimaldi Lines, em mais uma viagem de ida-e-volta entre Barcelona e Civitavecchia.

Como é habitual, a formação, intensa note-se, integrou uma vertente teórica e uma vertente prática.

Na componente teórica, foram tratados diversos temas relacionados com o transporte intermodal de mercadorias e o papel do SSS no desenvolvimento de cadeias logísticas mais eficientes e com melhor desempenho ambiental. De entre esses temas, realça-se: A Integração das AEM nas Cadeias Logísticas Intermodais, O Transporte e a Política Ambiental da UE, Os Custos Externos do Transporte de Mercadorias, Análise Comparativa – Tipos de Operações e Comparação de Custos entre Diferentes Meios de Transporte, Modelo da Procura das AEM.

Na componente prática, os alunos, divididos em oito grupos, foram desafiados a resolver e apresentar um caso prático de transporte de mercadorias entre dois países da UE, recorrendo à melhor solução intermodal em termos de custos, prazos e eficiência energética.

Os formandos tiveram ainda a oportunidade de acompanhar a carga e descarga do navio (para melhor compreenderem as operações de estiva) e visitar a casa das máquinas e a ponte do navio.

Para descontrair, mas também para favorecer o networking, todos os participantes desfrutaram de uma visita guiada à cidade de Roma.

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »