Noruega financia primeiro porta-contentores autónomo do mundo

 

navio autónomo

A Enova, empresa estatal da Noruega, vai contribuir com 133,6 milhões de coroas norueguesas (14,2 milhões de euros) para a Yara construir um navio porta-contentores eléctrico e autónomo. Será o primeiro navio do mundo com tais características.

O plano é lançar o Yara Birkeland, assim se irá designar o navio, no primeiro trimestre de 2019. O nome da embarcação será uma homenagem ao fundador da Yara, Kristian Birkeland.

Em Maio último, a Yara anunciou uma colaboração com a companhia tecnológica Kongsberg para construir o primeiro navio de contentores autónomo e de zero emissões do mundo. O navio transportará o fertilizante da fábrica da Yara, em Porsgrunn, para os portos de Brevik e Larvik.

A opção pelo transporte marítimo retirará, anualmente, 40 mil viagens de camião das estradas.

“Para o sector privado é essencial ter o apoio do governo quando desenvolvemos novas tecnologias e oferecemos inovações arrojadas. Isso permite-nos ser ousados e explorarmos o desconhecido. A produção do Yara Birkeland é um excelente exemplo de uma parceria público-privada”, comentou, em comunicado, Svein Tore Holsether, o CEO da Yara.

Fundada em 2001, a Enova é a empresa do governo norueguês responsável por promover a produção e o consumo de energia amigos do ambiente. O seu objectivo expresso é explorar novas fontes de energia limpa, reduzir o consumo geral de energia e fornecer materiais educacionais ao público, promovendo práticas eficientes em termos energéticos. A companhia, com sede em Trondheim, é propriedade do Ministério do Petróleo e Energia da Noruega.

“O interesse no transporte autónomo é óptimo, mas, ao mesmo tempo, muitos são cépticos e questionam a segurança. O principal contributo deste projecto é demonstrar que o transporte marítimo autónomo e eléctrico é viável e irá obter os resultados que desejamos”, afirmou, por sua vez, o CEO da Enova, Nils Kristian Nakstad.

 

 

 

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Por favor aguarde...

Subscreva a Newsletter ShortSea.pt

Gosta de estar bem informado? Receba no seu e-mail as principais notícias que fazem a actualidade do ShortSea.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Translate »