Primeiro MOST Ibérico cumprido com êxito

MOST Iberico-2

Sem surpresa, os 51 alunos que embarcaram no Cruise Barcelona, da Grimaldi Lines, entre 21 e 24 de Outubro, terminara com sucesso o primeiro curso MOST Ibérico promovida pela 2E3S em colaboração com a ShortSea Portugal.

De Portugal participaram sete formandos, dois dos quais alunos do 3.º ano dos cursos de Gestão da ENIDH, ao abrigo de uma parceria entre a Escola Náutica e a APTMCD. A Agência esteve também representada entre os sete formadores pelo Director Executivo, Eduardo Bandeira.

No curso, que reuniu alunos/profissionais portugueses, espanhóis e sul-americanos, foram tratados diversos temas relacionados com o transporte intermodal de mercadorias e o papel do SSS no desenvolvimento de cadeias logísticas mais eficientes e com melhor desempenho ambiental. De entre esses temas, realça-se: A integração das AEM nas cadeias logísticas intermodais, O transporte e a política ambiental da UE, Os custos externos do transporte de mercadorias, Análise comparativa – Tipos de operações e comparação de custos entre diferentes meios de transporte, e-Maritime – A Janela Única Logística de Portugal, e Modelo da procura das AEM.

Para além das sessões teóricas, os alunos, divididos em oito grupos, foram desafiados a resolver e apresentar um caso prático de transporte de mercadorias entre dois pontos de países distintos da UE, recorrendo à melhor solução intermodal em termos de custos, prazos e eficiência energética.

As sessões teóricas iniciaram-se no Porto de Barcelona, antes do embarque, e concluíram-se a bordo do navio Ro-Pax, onde também decorreram as sessões práticas (assistência às operações de carga e descarga do navio, visita aos locais de carga do navio para compreensão das operações de estiva, visitas à casa das máquinas e à ponte do navio) e os trabalhos de grupo.

O programa incluiu ainda uma visita guiada à cidade de Roma, com os formandos a aproveitarem esse período mais descontraído para aprofundarem o seu networking.

O curso terminou com a apresentação, por cada grupo, das soluções do caso prático e com a cerimónia de encerramento, antes do desembarque na cidade de Barcelona.

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »