Primeiro navio a GNL da Containerships já flutua

 

Containerships-GNL

O primeiro dos quatro navios porta-contentores movidos a gás natural liquefeito (GNL) que o estaleiro chinês Wenchong está a construir para a finlandesa Containerships já foi lançado.

A cerimónia de lançamento do Containerships Nord, com 1 368 TEU de capacidade, foi realizada a 4 de Novembro.

O trabalho de construção naval da primeira embarcação a GNL prossegue agora num cais de equipamento onde o interior – como tubulação, cablagem, maquinaria e mobiliário – será instalado. A verificação com sucesso do motor principal foi concluída pela Wenchong em Setembro e os tanques de GNL também estão prontos para serem instalados no estaleiro, informou a Containerships.

Em 2018, a Containerships terá todos os quatro novos porta-contentores a GNL em operação nos mares Báltico e do Norte. Prevê-se que, dependendo da conclusão dos ensaios marítimos, o primeiro navio comece a navegar durante o primeiro semestre de 2018.

A companhia finlandesa tem em curso investimentos de 150 a 200 milhões de euros para se tornar a primeira companhia europeia com toda a cadeia de transporte alimentada a GNL.    

A União Europeia decidiu, já este ano, apoiar com 16,9 milhões de euros o projecto de gás natural liquefeito (GNL) da Containerships. Dos fundos que vai receber de Bruxelas, a companhia aplicará 10,7 milhões de euros em navios, enquanto 6,2 milhões serão utilizados para desenvolver uma rede de terminais europeus de GNL com outros parceiros.

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »