Shortsea em alta nos portos espanhóis

Tráfegos de shortsea cresceram 4% em Espanha

Os tráfegos de shortsea cresceram 4,4%, para 126 milhões de toneladas, em Espanha no primeiro semestre de 2018 face ao mesmo período do ano anterior.

Os dados foram divulgados pelo SPC Espanha e constam do observatório estatístico do mercado de shortsea shipping no país vizinho.

A procura pelo transporte ro-ro de curta distância internacional manteve o crescimento, com um aumento de 13,8% em relação ao período homólogo de 2017, para 10,4 milhões de toneladas.

Na fachada atlântica, os países que mais cresceram foram a Bélgica, bem como os Países Baixos e a Irlanda, graças, neste último caso, à nova ligação da Brittany Ferries. Na fachada mediterrânica o maior aumento ocorreu na Tunísia, Itália e Marrocos. Em contrapartida, houve uma diminuição dos movimentos com a Argélia.

Do lado da oferta, houve um elevado crescimento na fachada do Mediterrâneo e uma ligeira redução na do Atlântico. Esta última, porém, melhorou as taxas de ocupação, enquanto a mediterrânica pirou nesse indicador.

Quanto ao transporte rodoviário, o transporte marítimo de curta distância ro-ro espanhol captou 9,9% da procura de transporte internacional em 2017, o que representou um aumento.

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »