A APTMCD foi criada em 2001, semelhantemente às suas congéneres europeias, no quadro do Livro Branco para a Politica de Transportes da União Europeia, lançado em 2000 pela DGTREN onde se concluía da necessidade, na próxima década, em promover o  Transporte Marítimo de Curta Distancia como alternativa viável, e também uma solução eficaz, capaz de contribuir para:

+ Redução dos congestionamentos nas estradas europeias

+ Redução de acidentes nas estradas europeias

+ Redução do consumo energético por ton/km transportado na Europa

+ Redução da emissão de gases nefastos ao ambiente

+ Contribuir para uma melhor mobilidade sustentada

+ Contribuir para uma Europa mais coesa

+ Diversificar os modos de transporte e reduzir a dependência do modo rodoviário

+ Restruturar a cadeia de transportes introduzindo o conceito de intermodalidade e serviços porta a porta

Em 2015 altera os seu estatutos e lança uma nova marca e nome para promoção europeia do Transporte Marítimo de Curta Distância (Short Sea Shipping)  – passando a designar a agência de Shortsea Portugal ou Short Sea Promotion Center Portugal.

A Agência tem como missão promover o Transporte Marítimo de Curta Distância, a Cabotagem Nacional e o Tráfego Fluvial, bem como potenciar a intermodalidade com os demais modos de transporte complementares.

Tendo como objetivos:

+ Difundir o TMCD como um modo de transporte economicamente viável, seguro e amigo do ambiente

+ Informar carregadores e recebedores das diversas possibilidades de TMCD entre Portugal e a Europa

+ Promover alternativas de TMCD com especial enfoque nas que favorecem soluções intermodais de transporte porta a porta

+ Promover a cooperação entre Entidades públicas e privadas utilizando o TMCD no desenvolvimento de uma economia mais  competitiva e saudável

+ Estudar, analisar e propor medidas que atenuem e ultrapassem as burocracias e obstáculos limitativos do sucesso do TMCD

+ Providenciar e controlar estatisticamente o desenvolvimento de soluções de TMCD

+ Estreitar laços e parcerias com outros Estados Membros que facilitem o potencial desenvolvimento de novas, ou melhores, soluções de TMCD

+ Dar conhecimento de programas de financiamento nacional e europeu de soluções de TMCD a todo o tecido económico

Como público-alvo a ShortSea Portugal identificou: carregadores/recebedores, os transportadores rodoviários, os transitários e operadores logísticos.

São stakeholders: as autoridades marítimas e o governo, a Comunicação Social e, de uma forma geral, todos os agentes económicos e decisores ligados à cadeia de abastecimentos e à logística.