Brittany Ferries anuncia serviço ferroviário

Comboio da Brittany Ferries ligará Cherbourg a Bayonne

A Brittany Ferries anuncia para Abril de 2021 um serviço ferroviário, em parceria com a Ports de Normandie.

 

 

A data anunciada pela Brittany Ferries coincidirá com a abertura do novo terminal multimodal de Cherbourg e a entrada em serviço da nova ligação intermodal Cherbourg-Mouguerre, perto de Bayonne.

O novo serviço será diário, com um tempo de trânsito de 14h39 no sentido Sul e de 16h45 h no sentido Norte. Cada comboio será composto por 22 vagões, capazes de transportar 42 reboques. O objectivo é, também, abranger o mercado de caixas móveis e contentores. Os promotores do serviço pretendem transportar 20-25 mil unidades de transporte intermodais (UTI) por ano.

Segundo a Brittany Ferries, serão investidos mais de 30 milhões de euros no serviço, montante que será utilizado na aquisição de vagões Lohr e na construção do terminal intermodal de Mouguerre. A companhia está a candidatar-se a apoios ao investimento. A Ports de Normandie investirá sete milhões de euros a construção de um terminal intermodal, co-financiados pela Região da Normandia, pelo departamento da Manche, pela Comunidade de Cotentin e pela União Europeia.

“O Brexit está consumado, a necessidade de fortalecer o comércio Norte-Sul é essencial. Ligar Espanha ao Reino Unido e à ilha da Irlanda, combinando transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, faz parte da transição energética e responsável da nossa companhia”, salienta o presidente do conselho fiscal da Brittany Ferries, Jean-Marc Roué.

A companhia admite, no futuro, estender a ligação ao Mediterrâneo, através do porto de Sète.

 

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »