Concorrência chumba compra da Nor Lines pela Eimsikp

eimskip

A Autoridade da Concorrência da Noruega decidiu proibir a aquição da Nor Lines pela Eimskip. A decisão é ainda passível de recurso.

O chumbo à operação é justificado pelos riscos para a concorrência no transporte de peixe congelado em navios reefer entre o Norte da Noruega e o Norte da Europa.

“A Autoridade da Concorrência está obrigada a impedir aquisições que prejudiquem a concorrência. A Eimskip e a Nor Lines são concorrentes próximos e juntos controlam uma quota de mercado substancial”, afirmou, em comunicado, o director-geral da Concorrência noruguesa.

Para a Autoridade, a compra da Nor Lines permitiria à Eimskip, à falta de concorrência, aumentar os preços ou degradar a qualidade aos clientes, acrescentou.

O acordo entre a Eimskip e a Nor Lines foi anunciado em Novembro do ano passado. O negócio estava avaliado em cerca de 15 milhões de euros.

A Nor Lines opera sete navios, cinco dos quais passariam para a Eimskip para refoçarem a sua oferta entre a Noruega, o Mar Báltico e o Norte da Europa.

A Eimskip ainda não comentou a decisão, não se sabendo se irá recorrer, uma possibilidade que lhe assiste.

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »