Ekol Logistics e VIIA com serviço combinado entre Sète e Paris

 

ekol

A Ekol Logistics e a VIIA acabam de lançar um serviço combinado de base ferroviária entre Sète e Noisy-le-Sec, na região de Paris, em França. A operação arranca com uma ida e volta por semana.

O início do serviço esteve previsto para meados de Outubro de 2015, com duas idas e voltas semanais (com previsão de passagem a quatro no decurso de 2016). Acabou por ser lançado nos últimos dias do mês passado e só com uma frequência. As duas companhias salientam, porém, que pretendem duplicar a frequência a partir de meados de Dezembro próximo.

O serviço agora em funcionamento parte, carregado de semi-reboques, de Sète às quartas-feiras de manhã e chega ao subúrbio de Paris no dia seguinte às 7 horas. O percurso inverso tem a partida também às quartas-feiras e chega ao porto do Mediterrâneo às 12 horas de quinta-feira.

“A nossa estratégia é criar sempre mais ligações ferroviárias na Europa. Desse ponto de vista, este novo comboio da Ekol representa para nós a próxima etapa”, refere, citado em comunicado, o director-geral da Ekol Europa, Wojcieh Brzuska.

O mesmo responsável indica que o tempo de trânsito é similar ao rodoviário, mas salienta que o serviço ferroviário é mais ecológico. “Graças a esta nova ligação Sète-Paris, reduzimos as emissões mensais de CO2 em 180 toneladas, o que equivale a salvar uma floresta do tamanho de 20 campos de futebol. Actualmente, com os novos serviços iniciados em toda a Europa, transportamos em redor de 1500 semi-reboques e contentores por semana de comboio”, acrescentou Brzuska.

Segundo navio no Izmir-Sète em 2017

Prevendo o aumento de volumes que a ligação entre Sète e Noisy-le-Sec trará, a Ekol prevê reforçar a ligação marítima Izmir-Sète com um segundo navio em 2017.

Esse navio ro-ro, com capacidade para 180 semi-reboques, permitirá, além disso, desenvolver outras ligações desde Sète: para o Reino Unido, Benelux e Alemanha.

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »