Intermodal Portugal preside ao ESN

Portugal é, desde o início Janeiro, presidente da Rede Europeia de Shortsea (ESN) e deverá manter a posição ao longo de todo o ano.

Coincidindo com a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que ocorre no corrente primeiro semestre do ano, Portugal assumiu a presidência da Rede Europeia de Shortsea, que junta as agências europeias de promoção do shortsea e da intermodalidade.

Por regra, os mandatos rotativos coincidem. Mas como se dá o caso de a próxima presidência do Conselho da UE ir ser da Eslovénia, país que não integra o ESN, Portugal deverá prolongar o seu mandato ao longo de todo o ano.

A presidência será assegurada pelo Intermodal Promotion Centre Portugal, que “sucedeu” ao SPC Portugal em linha com a mudança do foco da organização, da promoção do shortsea para a promoção da intermodalidade.

A primeira agência nacional de promoção do shortsea surgiu na Holanda, em 1997 (entretanto foi dissolvida).  O ESN foi fundado em 2000. Actualmente reúne agências da Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Noruega, Polónia e Portugal.

O mandato de Portugal à frente do ESN deverá ficar assinalado pela realização dos ShortSea Shipping Days 2021, que assim se juntará à Conferência Intermodal Portugal, organizada conjuntamente com o TRANSPORTES & NEGÓCIOS no âmbito da Porto Maritime Week.

 

 

Adicione um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »