Manuel Carlier reeleito presidente do SPC Espanha

Manuel Carlier, director-geral da associação espanhola de armadores, foi eleito para um segundo mandato como presidente do SPC Espanha. Como vice-presidentes mantêm-se a Puertos del Estado (agora representada por António Góngora) e a Confederação Espanhola de Transporte de Mercadorias (representada por Marcos Montero).

Na hora de fazer o balanço do primeiro mandato, Manuel Carlier destacou a reorganização interna da associação e o trabalho desenvolvido na actualização do Observatório Estatístico de Tráfegos de Short Sea e do simulador de cadeias de transporte.

Igualmente realçou a comemoração dos dez anos do SPC Espanha (no ano passado, com o forte envolvimento do Ministério do Fomento) e a sua inclusão no Observatório Permanente do Mercado dos Serviços Portuários.

Para os próximos dois anos, o SPC Espanha propõe-se melhorar a informação disponibilizada ao mercado (nomeadamente, actualizando mais amiúde os dados do observatório e do simulador e disponibilizando uma versão em inglês deste último). Além de continuar a difundir as vantagens do short sea, junto dos transportadores e operadores logísticos, mas também junto das instituições de ensino.

Em projecto está também a criação de um grupo de trabalho para tratar da nova directiva europeia sobre as emissões de enxofre dos navios nas águas comunitárias. E ainda a possível integração num projecto europeu que vise promover a criação de um ecobono à escala da UE.

O SPC Espanha conta com 33 associados (está a crescer!), entre os quais 11 administrações portuárias.

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »