Portugal na Direcção da ESN

ESN - Logo

Ao cabo de mais de 20 anos de trabalho, a European ShortSea Network foi, finalmente, constituída como entidade legal. A Agência Short Sea Portugal integra a primeira Direcção.

A ESN foi criada em 1995, por proposta da Comissão Europeia,  enquanto  rede de cooperação entre as agências de promoção do short sea dos diferentes países da UE.

Agora, com a criação da Associação Europeia “European Shortsea Network”, formalizada em Janeiro, a ESN pretende assumir um novo papel de facilitador e catalizador do SSS (versão 2.0), agindo como elemento imparcial de ligação entre o sector logístico e de transportes, o sector marítimo e a Comissão Europeia.

Até aqui, a presidência informal da ESN era rotativa, em linha com a mudança semestral da presidência da União Europeia. A partir daqui, os corpos sociais são eleitos para mandatos de ano e meio. Neste primeiro mandato (até 31 de Junho de 2017), a presidência será exercida pelo SPC de Malta, sendo vice-presidente o SPC de Itália.

Portugal integra a primeira Direcção, num reconhecimento do trabalhgo desenvolvido e do empenho na criação da ESN (desde 2001, quando foi fundada, que a APTMCD / Short Sea Portugal se batia por essa causa). Integram também a Direcção os SPC da Bélgica, França, Grécia e Noruega.

A ESN integra ainda, como membros efectivos, os SPC da Croácia, Estónia, Roménia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Lituânia, Bulgária, Finlândia, Chipre, Dinamarca e Turquia.

 

Inserir um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »