Primeiro porta-contentores autónomo está pronto

A Yara International já recebeu o Yara Birkeland, o primeiro porta-contentores autónomo e eléctrico do mundo.

Com quase um ano de atraso, o estaleiro norueguês Vard entregou à também noruguesa Yara International aquele que estará destinado a ser o primeiro porta-contentores autónomo e zero emissões do mundo.

O projecto foi lançado em 2017, a entrega do navio esteve prevista para o início do ano corrente, e em Maio último chegou a ser anunciada a suspensão dos trabalhos por causa da Covid-19. Mas, afinal, o navio está pronto e já foi entregue ao dono.

A partir daqui, o Yara Birkeland será sujeito a testes de estabilidade e de carga/descarga de contentores. Só depois seguirá para uma zona de testes, em Horten, para experimentar a navegação autónoma. A operação comercial só deverá acontecer no final de 2021.

O projecto do Yara Birkeland não se esgota no navio. O desafio a que os promotores se propuseram passa também por conceber e implementar um terminal autónomo.

O Yara Birkeland tem 80 metros de comprimento, 15 metros de largura e capacidade para 120 TEU. A sua missão original  é o transporte dos fertilizantes produzidos pela Yara em Porsgrunn para Brevik e Larvik.

 

Adicione um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »