PSA Sines avança com a conclusão do Terminal XXI

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI, acaba de lançar o concurso para a construção da última fase de expansão daquele terminal de contentores.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, e tal como previsto no master plan do terminal, em causa estará a construção de mais 210 metros de cais sobre fundação em estacas e a ampliação do parque de contentores em aterro em dez hectares.

O prazo para a apresentação das propostas é de 30 dias e o tempo de execução da obra é de 300 dias, pelo que, se tudo correr como previsto, a última ampliação do terminal de contentores de Sines deverá estar concluída em meados do próximo ano.

Nessa altura, o Terminal XXI disporá de uma frente de cais de 940 metros e de um terrapleno de cerca de 35 hectares.

Actualmente o Terminal XXI tem uma capacidade de movimentação anual de um milhão de TEU. Com mais estas obras de expansão, e o correspondente reforço dos meios de movimentação de cargas (os seis pórticos de cais deverão passar a dez), a capacidade subirá para os 1,5 milhões de TEU.

No ano passado, a PSA Sines movimentou 553 mil TEU, o que representou um crescimento homólogo de 24%. Este ano, em Janeiro, o Terminal XXI fixou um recorde nacional, com mais de 66 mil TEU movimentados (mais 38% que no mesmo mês de 2012).

Adicione um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »